Sofá preto como coringa na decoração da sala

14/02/2017

A pedido desenvolvemos esse post para inspirar quem quer usar na decoração essa peça coringa que é o sofá preto. Nesse caso, tudo depende do estilo de decoração que você escolhe para deixar sua sala bem equilibrada. Com ele você consegue criar vários estilos, seja clássico, moderno, clean, mais colorido, mais monocromático, mais despojado ou mais elegante.

Você já ouviu falar em estilo escandinavo? Com um ar clean, minimalista e um toque contemporâneo, o estilo escandinavo deixou de ser tendência e veio para ficar. Por mais que a cor branca lidera esse estilo, o sofá preto funciona muito bem nesse caso deixando o espaço bastante estiloso, pois o branco funciona como um pano de fundo destacando a decoração.

Há sofás pretos em diferentes tipos de material disponíveis no mercado, como: couro, courino, suede, linho, chenile, entre outros. Os dois primeiros são bastante encontrados, mas caso seja muito utilizado, com o tempo podem sofrer algumas rachaduras e desbotamentos. Em contrapartida são bem mais simples de limpar, apenas um pano úmido já é suficiente. Já o suede tem alta resistência e durabilidade, para quem usa muito. Além disso, é macio ao toque, porém dá um pouco mais de trabalho para limpar.

Esse móvel como ponto principal permite diversas composições, desde associado às cores mais sóbrias, leves e exageradas; até uma combinação linear e harmônica com os demais objetos do local.

Almofadas estampadas dão um toque moderno e diferente às salas com sofá preto. Ótima escolha para deixar um apartamento mais leve, com tom descolado.

Já para quem quer utilizar papel de parede, a ideia é associar com cores mais neutras, como bege, marrom, branco, vinho. Cores quentes podem deixar o ambiente um pouco carregado.

Móveis em tons amadeirados claros, e parede de tijolinhos podem criar um ambiente com toque acolhedor, além de contrastar com o sofá.

Então, para formar a decor da sua sala, começando pelo sofá preto, escolha uma cor para constrastar com ele, pode ser branco, rosa, cinza, amarelo ou qualquer outra cor que goste. A partir deste ponto é só começar a escolher os demais móveis e peças que não devem destacar mais que o sofá. Se você decidiu que a cor para contrastar é o amarelo ou um verde, como o Greenery, considerada pela Pantone a cor de 2017, por exemplo, é interessante ter essa cor nos detalhes, como nas almofadas, em algumas das peças de decoração, na mesinha lateral ou de centro, ou até nas poltronas. O tapete pode ser de uma cor só e neutro ou estampado, mas precisa harmonizar com o restante das suas escolhas.

Tenha cuidado para não criar uma atmosfera sombria, por exemplo, sofá preto, tapete escuro e cortinas escuras. A não ser que essa seja o seu objetivo realmente. No mais, abuse das combinações.

Confira algumas composições e inspire-se.


foto: Living

foto: Elle Decor

foto: Linoforte

foto: Simplesmente Feminino

foto: Espacio Blanco

foto: Lopes

foto: Lola Home

foto: Apto Decorado Pequeno

foto: Shelterness

foto: Simplesmente Feminino
foto: Construindo Minha Casa Clean
foto: decorfacil.com
foto: Encadreé Posters Blog

foto: Simplesmente Feminino

foto: O Globo

foto: O Globo
foto: Comprando Meu Apê

foto: Honestly WTF

E então, quem aí tem um sofá preto? Conta pra gente aqui nos comentários como você usou ele no seu espaço!

E quem não tem, conta pra gente se você se convenceu a adotar o móvel dessa cor. Vamos adorar saber.

Até o próximo post!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário