Mural Etnias de Eduardo Kobra

22/08/2016

Nos despedimos ontem das Olimpíadas Rio 2016, e um dos incríveis legados desses jogos para a cidade do Rio de Janeiro é o Mural “Etnias” pintado por Eduardo Kobra, no Boulevard Olímpico.

A obra foi encomendada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela prefeitura do Rio para representar a Olimpíada.

Então, pensando em algo atemporal, Kobra pintou o rosto de cinco pessoas nativas, uma de cada continente, em alusão aos anéis olímpicos, que pregam a união entre os povos. Mesmo após os Jogos, o mural ainda vai fazer sentido para a cidade, que acolhe e recebe pessoas do mundo inteiro.

O mural tem cerca de 3 mil metros quadrados e já é considerado o maior do mundo pintado por um único artista, superando o “El regreso de quinquela”, de Alfredo Segatori, em Buenos Aires, que tem 2.000 mil metros quadrados.

A obra brasileira foi pintada em 40 dias e teve a colaboração de 12 assistentes. Foram utilizados 1.800 litros de tinta branca para o fundo, 3.000 latas de spray e 700 litros de tinta colorida.

O “Etnias” mantém a marca do artista, que já pintou em mais de 20 países, como Estados Unidos, Rússia e Japão: o traço característico com muita cor, luz e sombra, em um desenho muitas vezes tridimensional, que parece interagir com o público.

Separei algumas fotos que mostram um pouco do mural.

foto: Conexão Penedofoto: Épocafoto: Épocafoto: Brasil 2016foto: Brasil 2016foto: Viaje na Viagemfoto: Viaje na Viagemfoto: Viaje na Viagemfoto: Brasil 2016foto: Brasil 2016foto: Brasil 2016

Ainda não visitei para vê-lo de perto, espero conseguir em breve. Mas pelas fotos que vi, já achei o mural fenomenal. E vocês, o que acharam? Alguém já visitou?

Até o próximo post.

Sem comentários

Deixe um comentário