O charme do pé palito

04/08/2016

Os pés palito surgiram logo após a Segunda Guerra Mundial, e foram muito utilizados entre as décadas 50 e 70. Aqui no Brasil, eles apareceram por volta dos anos 60, e ganharam novas influências com a participação de Joaquim Tenreiro, Sérgio Rodrigues e Zanine Caldas, grandes nomes do design de mobiliário nacional.

Com o resgate da moda retrô, eles retornaram no desenho de móveis, mais variados do que nunca e com muito estilo, ajudando a criar uma atmosfera nostálgica, leve e alegre.

Embora os móveis com pé palito sejam muito utilizados em quartos e na sala de estar, é possível dispor desse mobiliário em praticamente todos os cômodos da sua casa, inclusive nas áreas externas, pois se adaptam a qualquer estilo de ambiente. Portanto, não combinam apenas com decorações vintage e retrô. É possível também combiná-los com decorações modernas, coloridas, minimalistas e até boho.

Apesar disso, é interessante evitar cair na tentação de usar muitos ou todos os móveis do espaço com pés palitos. Embora seja possível encontrar sofás, racks, poltronas, mesas de centro, aparadores, mesas laterais e muito mais com esse tipo de estrutura, tente escolher, no máximo, dois itens diferentes para serem os principais pontos de destaque do ambiente, ou então um tipo de item que se repita, como em casos de cadeiras para mesa de jantar ou par de poltronas. Dessa forma, você poderá mesclá-los com outros itens de tendências diferentes, trazendo vitalidade à sua decoração e evitando deixar a sua sala com muita característica de época.

Se a base da sua decoração for em tons mais claros e neutros, aposte em móveis pé palito na cor madeira, laqueados com cores mais fortes ou com estampas mais coloridas. Isso ajuda a trazer vitalidade e personalidade ao ambiente. Já se o seu ambiente for bastante colorido, opte por móveis pé palito mais clássicos, em tons neutros e que ajudem a trazer um pouco de tranquilidade ao espaço.

A madeira natural tão característica dos pés palito dão ao cômodo um toque mais aconchegante e pessoal, além de combinarem bem com os mais diversos tipos de pisos e revestimentos.

Uma opção de móvel muito conhecido que utiliza de pés palito são as cadeiras Eames. A primeira cadeira Eames foi desenhada por Charles Eames e era de chapa de aço. Contudo, como o aço era muito frio, era necessária uma camada de neoprene, o que a deixava muito cara para a produção em massa. Atualmente, ela é feita de uma resina plástica reforçada com fibra de vidro. As cores originais das cadeiras eram bege, cinza e marrom. Essas primeiras cores foram escolhidas por Ray, esposa do Charles, e logo foram acrescentadas as cores verde, amarelo e vermelho. Atualmente, podemos encontrá-las em pelo menos 14 cores diferentes, além da opção transparente.

Confira algumas composições que usam desse charmoso tipo de mobiliário e inspire-se.

Espero que tenham gostado.

Até o próximo post.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário